1º mês

 

  • Progressiva capacidade de olhar para a mãe
  • Olhar expressivo  comunicação com mãe
  • Pisca os olhos
  • Reacção de sobressalto a sons
  • Acalmado pela voz materna
  • Mãos fechadas, cotovelos dobrados
  • Membros inferiores em flexão, intermitentemente em extensão
  • Segura argola ou roca

 

1 mês e meio

  • Segue com o olhar objectos até 90º
  • Reacção à luz, despertando a atenção e direccionando o olhar
  • Sorriso, mais para a mãe
  • Choro apelativo / comunicativo
  • Acalma se mãe pega ao colo ou lhe fala, diferentes tipos de choro – fome, dor / desconforto, fralda molhada
  • Emissão de sons guturais, carácter emocional
  • Mãos semi-fechadas
  • Equilíbrio instantâneo da cabeça, quando puxado para a
  • Posição sentada
  • Levanta a cabeça intermitentemente em decúbito ventral

 

2 meses

  • Fixa e converge o olhar, mecanismo de acomodação
  • Segue com o olhar objectos até 180º(+ iluminados, coloridos, grandes)
  • Vigília prolongada
  • Maior interesse pelo mundo que a rodeia
  • Sorriso
  • Primeiras vocalizações (1ºas vogais E, O, A)
  • Primeiras “conversas” com mãe, em resposta à voz materna
  • Mãos abertas
  • Movimentação lateral da cabeça
  • Levanta a cabeça em decúbito ventral
  • Progressiva extensão dos membros superiores,com aumento do ângulo dos cotovelos (regressão da hipertonia)

 

3 meses

  • Fixa o olhar, com atenção, em objectos
  • Segue objectos até 180 graus
  • Olha para as mãos ( Fase mão-boca)
  • Procura rostos (sociabilização com os outros!)
  • Maior interesse pelo meio envolvente
  • Vocalizações em resposta à mãe (1ºas consoantes –M,Q,G,P,B)
  • Vira a cabeça na direcção de estímulos sonoros,produzidos ao nível do pavilhão auricular
  • Mãos abertas
  • Segura a cabeça, quando puxado para a posição sentada
  • Elevação da cabeça em posição ventral com facilidade (45-90º)
  • Agitação global: movimentação dos braços e pernas, como expressão emotiva (alegria ou desespero)

 

4 meses

  • Interesse na preparação do biberão
  • Início do riso
  • Palra (utiliza o U + vogal/consoante)
  • Fase mão-boca (Utiliza as mãos, tenta agarrar os objectos e levá-lòs à boca (mãos na linha média e preensão voluntária)
  • Segura bem a cabeça na posição sentada
  • Elevação da cabeça em posição ventral, apoiado nos cotovelos, tentando elevar o tronco
  • Movimentos de extensão e flexão de todos os segmentos do corpo

 

4 meses e meio a 5 meses e meio

  • Primeiros monossílabos (ga, ga)
  • Agarra os objectos à sua frente ( Preensão palmar) e Tansfere
  • Levanta a cabeça e uma parte do tronco em simultâneo, com apoio dos cotovelos e antebraços
  • Roda sobre si próprio
  • Movimentos de pedalagem

 

 

 

 

6 - 7 meses

  • Atenção crescente à voz humana (dos outros e própria) e diferentes entoações
  • Vira a cabeça na direcção de estímulos sonoros, produzidos abaixo do pavilhão auricular
  • Diversificação dos sons: bá,dá,cá
  • Senta-se com apoio minímo
  • Apoio sobre as mãos (em vez dos cotovelos)
  • Agarra os objectos com a palma da mão (preensão palmar)
  • Passa os objectos de uma mão para a outra
  • Descoberta do corpo: agarra os pés, leva-os à boca
  • Movimentação dos braços e pernas (conjugados com vocalizações)

 

8 meses


  • Percepção da auto-imagem - Jogo do espelho
  • Procura o objecto escondido
  • Descoberta do ruído da queda dos objectos
  • Vira a cabeça na direcção de estímulos sonoros, produzidos acima do pavilhão auricular
  • Imitação de sons
  • 1ºs sinais de ansiedade, angústia de separação, reacção ao estranho (ausência da mãe = choro)
  • Senta-se sozinho
  • Começa a gatinhar
  • Gira sobre si próprio, nos 2 sentidos
  • Começa a fazer pinça (imatura)

 

10 meses

  • Contorna um obstáculo para ver o objecto
  • Gatinha
  • Acena e compreende o significado
  • Aponta
  • Pinça fina na preensão do objecto
  • Encaixa e desencaixa objectos

 

12 meses

  • Diz mamã e papá
  • Atenção às cantigas e imagens de livros
  • Compreende as frases
  • Primeiras tentativas de marcha
  • Desenvolvimento dos movimentos finos
  • Lança objectos para o chão
  • Encaixa e empilha objectos

 

15 meses

  • Pronuncia 3 ou 4 palavras
  • Marcha autónoma (limites 9-18 meses)
  • Sobe escadas, gatinhando
  • Pontapeia 1 bola
  • Desenvolvimento dos movimentos finos
  • Segura 1 colher
  • Folheia mal 1 livro
  • Aponta com o dedo
  • Desinteresse / saturação em jogos simples (dar e receber objecto)
  • Constrói torres de 2 ou 3 cubos

 

24 meses

  • Diz frases de 2 -3 palavras
  • Repete
  • Desce e sobe escadas sozinho, com 2 pés num degrau
  • Corre depressa
  • Pontapeia bem 1 bola
  • Salta a pés juntos
  • Constrói torres de 6 cubos
  • Coloca 3 ou 4 peças de um puzzle
  • Desenha traços verticais
  • Controlo do esfíncteres anal e vesical durante o dia
  • Iniciativa na ida ao WC (baixa a roupa, senta-se no bacio sozinho)

 

3 anos

  • Fala e compreende tudo o que lhe dizem
  • Utilização da 1ª pessoa do singular “EU…”
  • Idade dos Porquês?
  • Compreensão dos conceitos Permitido e Proíbido
  • Reconhece cantigas que lhe cantam
  • Reconhece as várias partes do corpo humano
  • Desenvolvimento da imaginação (fantasias, conversas com o objecto preferido ou amigo imaginário, imitação da vida dos adultos… )
  • Sobe escadas com alternância dos pés
  • Anda de triciclo
  • Constrói torres de 8 ou 9 cubos
  • Conhece 3 a 4 cores
  • Conta até 6 ou 10
  • Desenha círculos
  • Autónomo na alimentação e a vestir / despir-se
  • Ajuda nas tarefas domésticas
  • Controlo dos esfíncteres anal e vesical durante o dia

4 anos

  • Sabe a idade
  • Compreensão de alguns conceitos (alto / baixo, pesado / leve)
  • Identifica e nomeia 6 cores
  • Desce escadas com alternância dos pés
  • Desenha grosseiramente a figura humana

 

5 anos

  • Conhece algumas moedas
  • Conta até 15
  • Desenvolvimento da agilidade e equilíbrio
  • Corre e chuta a bola
  • Sobe escadas a correr
  • Utilização da faca e garfo
  • Copia figuras geométricas simples

 


 

6 anos

  • Aperfeiçoamento da agilidade, flexibilidade e motricidade fina e global
  • Bate a bola no chão e apanha-a
  • Desenha a figura humana
  • Escreve o nome
  • Entra na ESCOLA PRIMÁRIA
  • Desenvolvimento de inteligência conceptual
  • Aprendizagem da Leitura, Escrita e Cálculo

 

 

(in Apontamentos de Saúde Infantil)

sinto-me:
publicado por olharovazio às 11:06