A Psicomotricidade pode ser encarada como um instrumento educativo que propicia o conhecimento da criança e uma acção adaptada e eficaz sobre o contexto, assim como a promoção do desenvolvimento das competências necessárias a um futuro desempenho académico de sucesso.

Podemos apontar os seguintes objectivos de uma abordagem deste tipo:

  • Tomada de consciência do esquema corporal.
  • Desenvolver a lateralidade e o equilíbrio.
  • Desenvolver o sentido de orientação.
  • Promover a capacidade de atenção.
  • Promover a capacidade de reflexão pessoal.
  • Desenvolver o sentido rítmico e da estruturação espaço-temporal.
  • Desenvolver a criatividade.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e interacção com os outros.

 Desta forma, podem ser desenvolvidas várias competências, tais como:

  • Coordenação motora global e coordenação visuomotora ajustadas.
  • Motricidade global eficiente e harmoniosa.
  • Grafismos e caligrafia regulares, respeitando o espaço definido na folha ou nas linhas.
  • Reconhecimento da ordem numa tabela e a ordem num sistema de referências (por exemplo, um gráfico).
  • Organização sequencial de tarefas domésticas ou escolares, com um ritmo de realização das mesmas ajustado.
  • Orientação em trajectos com ou sem suporte de uma planta e, posteriormente, um mapa.
  • Reconhecimento da ordem das letras numa palavra, a ordem de palavras numa frase e a ordem de frases num texto.
  • Manutenção da atenção em diferentes tipos de tarefas.
  • Reconhecimento e reprodução de modelos.
  • Resolução de problemas, reconhecendo, decidindo, analisando e formulando soluções.
  • Respeito e cumprimento de regras num grupo.
  • Auto conceito e auto-estima consistentes.

In: Coisas de Criança

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publicado por olharovazio às 22:32