Objectivos:

 

-  Verificar que as crianças conseguem fazer a correspondência de um para um.

-  Verificar a capacidade das crianças em associar a cor que saiu no dado com a que se encontra no tapete.

-  A criança ser capaz de compreender a sua posição e papel que ocupa no jogo.

-  Ter a capacidade de verificar quantos colegas de equipa ainda não estão no tapete.

-  Promover o contacto com o acaso.

 

Material:

* Um saco de pano; 

* Três pequenos círculos de cada cor (amarelo, azul e vermelho) com papel autocolante para que se possam identificar correctamente os elementos de cada equipa. 

* Um tapete com um total de 18 bolas distribuídas em igual número pelas seguintes cores: amarelo; azul e vermelho.

* Um dado com faces de três cores: amarelo; azul e vermelho.

                       

Estratégias de lançamento da actividade:

 

  1. O Educador deverá preparar o material.
  2. O Educador deverá propor a actividade às crianças.
  3. O Educador deverá ter um saco de pano e dentro dele ter três círculos de cada cor.
  4. Cada criança deverá retirar de dentro do saco um círculo e colá-lo na sua camisola.
  5. As crianças deverão agrupar-se em grupo consoante a cor que lhes saiu.
  6. As crianças estão prontas para iniciar o jogo.

 

Regras do jogo:

 

  1. Deverão jogar a actividade O tapete mágico das cores 9 crianças distribuídas de igual forma por três grupos.
  2. As equipas deverão jogar pela seguinte ordem: amarelo, azul e vermelho.
  3. Inicia-se o jogo.
  4. Um elemento de cada equipa lança o dado.
  5. O jogador só se dirige para o tapete se a cor que saiu foi a cor do seu grupo.
  6. Acaba o jogo quando todas as crianças se encontrarem em cima do tapete.

 

 

Variantes:

 

  1. O Educador poderá juntar à actividade um saco, com imagens das seguintes partes do corpo: mãos e pés e respectivos lados esquerdo e direito.
  2. O Educador pode decidir que quem ganha o jogo é a equipa que tem todos os seus jogadores em cima do tapete.

 

Questões para o educador colocar durante o jogo:

 

- Que cor saiu agora?

-  Que objectos que nós temos aqui na nossa sala são desta cor?

-  O que nós conhecemos que tem esta cor?

-  Que parte do corpo é aquela que saiu?

-  Vocês sabem qual é aquela parte do corpo? Então mostrem-me lá para eu ver.

 

 

In: Trabalho sobre o Sentido do Número

 

 

 

 

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por olharovazio às 15:42