Objectivos:
- Verificar que as crianças conseguem fazer a correspondência de um para um.
- Verificar a capacidade das crianças em associar a cor que saiu no dado com a que se encontra no tapete.
- A criança ser capaz de compreender a sua posição e papel que ocupa no jogo.
- Ter a capacidade de verificar quantos colegas de equipa ainda não estão no tapete.
- Promover o contacto com o acaso.
Material:
* Um saco de pano;
* Três pequenos círculos de cada cor (amarelo, azul e vermelho) com papel autocolante para que se possam identificar correctamente os elementos de cada equipa.
* Um tapete com um total de 18 bolas distribuídas em igual número pelas seguintes cores: amarelo; azul e vermelho.
* Um dado com faces de três cores: amarelo; azul e vermelho.
Estratégias de lançamento da actividade:
- O Educador deverá preparar o material.
- O Educador deverá propor a actividade às crianças.
- O Educador deverá ter um saco de pano e dentro dele ter três círculos de cada cor.
- Cada criança deverá retirar de dentro do saco um círculo e colá-lo na sua camisola.
- As crianças deverão agrupar-se em grupo consoante a cor que lhes saiu.
- As crianças estão prontas para iniciar o jogo.
Regras do jogo:
- Deverão jogar a actividade O tapete mágico das cores 9 crianças distribuídas de igual forma por três grupos.
- As equipas deverão jogar pela seguinte ordem: amarelo, azul e vermelho.
- Inicia-se o jogo.
- Um elemento de cada equipa lança o dado.
- O jogador só se dirige para o tapete se a cor que saiu foi a cor do seu grupo.
- Acaba o jogo quando todas as crianças se encontrarem em cima do tapete.
Variantes:
- O Educador poderá juntar à actividade um saco, com imagens das seguintes partes do corpo: mãos e pés e respectivos lados esquerdo e direito.
- O Educador pode decidir que quem ganha o jogo é a equipa que tem todos os seus jogadores em cima do tapete.
Questões para o educador colocar durante o jogo:
- Que cor saiu agora?
- Que objectos que nós temos aqui na nossa sala são desta cor?
- O que nós conhecemos que tem esta cor?
- Que parte do corpo é aquela que saiu?
- Vocês sabem qual é aquela parte do corpo? Então mostrem-me lá para eu ver.
In: Trabalho sobre o Sentido do Número