Área de expressão e comunicação:

 



Domínio da expressão motora

* Jogos tradicionais:

           Ex: Rei manda, Macaquinho do chinês

* Jogos com movimento corporal

* Percursos

* Ginástica Stretching

* Manipular objectos:

     - lançar

     - agarrar

     - transportar

* Deslocamentos (vários)

* Amassar a massa das receitas

* Equilíbrios

* Rolamentos

* Massagem

* Coreografias

 

 

 

 

Domínio da expressão dramática

* Jogos de imitação

* Fantoches, sombras chinesas

* Faz – de – conta, representações

* Representações de emoções

* Incorporação de personagens conhecidas

* Mímica

* Jogo das estátuas

 

 

Domínio da expressão plástica

* Monotípias

* Massa de cores

* Digitinta

* Colagens

* Pasta de papel

* Fantoches (dedo, meia, colher de pau)

* Desenho

* Máscaras

* Tintas caseiras

* Exploração de cores

* Papier marché

*Construção de cenários

* Painéis temáticos

* Adereços

*Barro/Gesso(moldagem)

* Massa mágica

* Pintura com berlindes

* Recortes/Colagens

* Origami /Dobragem

* Lápis papel crepe

* Carimbos

* Salpicos

* Construção de areia

* Construir um mobile do Sistema Solar

 

 

Domínio da expressão musical

Identificação/Discriminação de sons

Cantar

Utilizar instrumentos

Batimentos rítmicos

Representação através do movimento

Actividades para a distinção de timbres (exploração de sons vocais e instrumentais)

Dança em roda/ tradicionais

Som vs silêncio

Exploração de movimentos rítmicos

Exploração de sons corporais

Coreografias

 

 

 

 

Domínio da linguagem e abordagem à escrita

Histórias

Lengalengas

Rimas

Etiquitação de materiais

Copiar palavras e frases simples

Contar narrativas improvisadas

Escrever e descrever receitas

Trava-línguas

Adivinhas

Jogos de palavras

Recortar e agrupar a mesma letra em diferentes fontes

Legendar figuras simples (casa)

Texto simples

 

 

Domínio da Matemática

Contar objectos

Fazer jogos de encaixe

Formar conjuntos

Blocos lógicos

Manipular figuras geométricas

Exploração do ábaco

Organização espacial

Seriar e classificar objectos

Contagem e medições para receitas

Puzzle (parte-todo)

Jogos de encaixe

Opostos:

     Ex: cheio/vazio

Seriar e classificar objectos

Simetria

Formas no geoplano

 

Área do Conhecimento do Mundo


Ciências Sociais

* Ida a museus

* Gastronomia típica

* Tradições

* Profissões

* Festividades

* Países

* Diferenças pessoais

 

* Visitas:

               - Postos de trabalho

               - Mercado

               - Hospitais

               - Museus

* Jogos de prevenção

 

Ciências científico-naturais

* Associação dos 5 sentidos às funções

* Ida a parques/jardins/Jardim Zoológico

* Observar e conhecer os animais

* Experiências com objectos que flutuam ou não (Densidades)

* Fazer herbário

* Experiência: germinação de sementes

* Experiências simples com ar, àgua e terra

* Visitas de estudo (exemplo: planetário, centros de ciência viva)

* Mapa meteorológico (chuva, sol, frio, calor)

 

 

 

 

 

 

 

Área de formação pessoal e social

* Tarefas diárias:

                      Exemplo:  responsável do dia/semana

                                        Pôr as mesas

* Diário da sala

* Reflexão oral de uma actividade

* Partilha de materiais

* Árvore genealógica

* Conhecer as partes do corpo (abordar os 5 sentidos)

* Hábitos de higiene

* Quadro das presenças e de actividades (se gostou ou não; sugestões)

* Aderir a campanhas/iniciativas solidárias

* O que já sabemos, o que queremos saber; gostámos/ não gostámos (planificação)

* Mapa de aniversários

Regra de nº de crianças por área

* Arrumar, distribuir ( partilhar as tarefas que vão acontecendo durante o dia)

 

 

 


sinto-me:
publicado por olharovazio às 21:53