Enquanto pessoa

 

Na formação pessoal:

  1. Está atento aos principais problemas do Mundo.
  2. Recorre à cultura como base à sua formação estética.
  3. É crítico face aos diversos acontecimentos sociopolíticos.
  4. Treina a tolerância face à diversidade social.
  5. Identifica os valores que norteiam a sua vida.
  6. Procura a coerência entre o que acredita e o que faz.

Na sua formação profissional:

  1. Reconhece que tem um saber inacabado, procurando o saber existente para a sua formação permanente.
  2. Recorre a uma linguagem profissional cientificamente determinada.
  3. Reflecte com regularidade sobre a sua prática, com base no saber científico disponível, para ser cada vez mais rigorosa a sua intervenção.
  4. Procura estar apto para produzir saber profissional.

Na acção com as crianças

 

  1. Reconhece e respeita a singularidade de cada criança.
  2. Leva a criança a procurar e a construir as suas próprias significações.
  3. Aceita e gere as diversas opiniões no grupo de crianças.
  4. É solidária com as emoções das crianças.
  5. Ouve activamente as crianças.
  6. Recorre ao diálogo como forma de resolver as diversas situações do quotidiano.
  7. Posiciona-se face a diversas situações do quotidiano, não as impondo.
  8. Promove no grupo de crianças a tolerância, a participação de todos, a cooperação e a amizade.
  9. Partilha o poder com o grupo de crianças nas diversas decisões a tomar na gestão das situações do quotidiano, na organização do espaço e no funcionamento da sala.
  10. Guarda sigilo profissional da intimidade e da via das crianças.

 

sinto-me:
publicado por olharovazio às 17:27