Experiências feitas com papel:
Nos grupos de crianças mais novas, estas actividades devem ser feitas em pequeno grupo.
Porquê trabalhar com papel?
- Uma das razões é o facto de ser usado por toda a gente e estar em tudo à nossa volta. Pode ainda ser utilizado de muitas maneiras, em duas ou três dimensões.
- Pode ser pintado com lápis, pastel de óleo, guache, digitinta, pincéis, etc.
- Podem-se colar nele folhas. outro tipo de papel, areia, lã, etc.
- Segundo o High Scope, deve-se disponibilizar muito papel para as crianças o explorarem e usarem como quiserem.
- Existem vários tipos de papel, como por exemplo: jornais, papel kraft (designado mais vulgarmente por papel crepe), vidrado, papel de fotocópia, papel de cenário e papel de tecido.
Explorar as três dimensões do papel:
- Começar pelos papéis brancos e mais fáceis.
- Fazer dobragens e fazer actividades onde se possa utilizar este material.
- Com o papel crepe pode-se fazer uma actividade ao ar livre: deixá-lo esvoaçar com o vento, enrolá-lo, fazer actividades com cores. Este papel dá ainda para elaborar "lápis" para pintar com água: enrolar pedaços de papel, molhá-los levemente e passar em cima de uma folha branca.
- Colar papel em caixas de cartão.
Estratégias para se trabalhar com papel:
- Dar às crianças uma grande variedade de papel, começando com um papel branco e mais leve, passando depois para papéis mais pesados e coloridos.
- Apresentar experiências em sequência, começando com materiais mais simples e passar gradualmente para os mais complexos.
- Encorajar a dobrar, cortar e amachucar antes de realizarem actividades mais difíceis.
- Falar sobre os vários tipos de papel existente.
- Planear experiências no exterior e falar das cores, texturas e desafiar as crianças para tentarem encontrar materiais semelhantes no seu dia-a-dia.
- Levar as crianças a centros de reciclagem ou a locais onde fazem papel.
- Encorajar as crianças, elogiando-as e fazendo com que gostem dos seus trabalhos.