- Toda a criança precisa de um ambiente seguro e protegido que inclua pelo menos uma relação estável, previsível, reconfortante e protectora com uma pessoa adulta, não necessariamente um dos pais, que estabeleça um compromisso pessoal a longo prazo com o bem-estar diário da criança e que tenha os meios, o tempo e as qualidades pessoais para o realizar.
- Relações consistentes que promovam o desenvolvimento com algumas pessoas que lhe prestam cuidados, incluindo o educador responsável, desde cedo e durante a infância, são os marcos fundamentais para a competência emocional e intelectual, permitindo que a criança estabeleça um elo de conexão profundo que se desenvolve num sentido de humanismo partilhado e, em última análise, de empatia e compaixão. As relações com os pais e a equipa de educadores do infantário têm de ter esta estabilidade e consistência.
- Necessidade de interacções ricas, progressivas. As crianças não conseguem desenvolver um sentido da sua própria intencionalidade ou das fronteiras entre o mundo interno e o externo sem trocas íntimas com pessoas que elas conhecem bem e em quem confiam profundamente.
- Cada criança e família precisa de um ambiente que permita que ambas progridam através dos estádios de desenvolvimento com um estilo próprio, ao seu próprio ritmo.
- As crianças necessitam de oportunidades de experimentação, de procura de soluções, de riscos e até de falhanços em tarefas que tentaram realizar. A partir da experimentação de diversas abordagens, da procura de novos aliados e da avaliação de todas as opções, emergem a perseverança e a auto-confiança necessárias para ter sucesso em qualquer esforço empreendedor.
- As crianças precisam de limites estruturados e claros. Aprendem a construir pontes entre os seus pensamentos e os seus sentimentos quando o seu mundo é previsível e respondente.
- As famílias precisam de vizinhanças e de comunidades estáveis. Os cuidados apropriados, consistentes e profundamente envolventes de que a criança necessita para progredir através dos níveis de desenvolvimento exigem adultos que são maduros, empáticos e emocionalmente acessíveis.
In: Educação de bebés em infantários
