1º mês
- Progressiva capacidade de olhar para a mãe
- Olhar expressivo comunicação com mãe
- Pisca os olhos
- Reacção de sobressalto a sons
- Acalmado pela voz materna
- Mãos fechadas, cotovelos dobrados
- Membros inferiores em flexão, intermitentemente em extensão
- Segura argola ou roca
1 mês e meio
- Segue com o olhar objectos até 90º
- Reacção à luz, despertando a atenção e direccionando o olhar
- Sorriso, mais para a mãe
- Choro apelativo / comunicativo
- Acalma se mãe pega ao colo ou lhe fala, diferentes tipos de choro – fome, dor / desconforto, fralda molhada
- Emissão de sons guturais, carácter emocional
- Mãos semi-fechadas
- Equilíbrio instantâneo da cabeça, quando puxado para a
- Posição sentada
- Levanta a cabeça intermitentemente em decúbito ventral
2 meses
- Fixa e converge o olhar, mecanismo de acomodação
- Segue com o olhar objectos até 180º(+ iluminados, coloridos, grandes)
- Vigília prolongada
- Maior interesse pelo mundo que a rodeia
- Sorriso
- Primeiras vocalizações (1ºas vogais E, O, A)
- Primeiras “conversas” com mãe, em resposta à voz materna
- Mãos abertas
- Movimentação lateral da cabeça
- Levanta a cabeça em decúbito ventral
- Progressiva extensão dos membros superiores,com aumento do ângulo dos cotovelos (regressão da hipertonia)
3 meses
- Fixa o olhar, com atenção, em objectos
- Segue objectos até 180 graus
- Olha para as mãos ( Fase mão-boca)
- Procura rostos (sociabilização com os outros!)
- Maior interesse pelo meio envolvente
- Vocalizações em resposta à mãe (1ºas consoantes –M,Q,G,P,B)
- Vira a cabeça na direcção de estímulos sonoros,produzidos ao nível do pavilhão auricular
- Mãos abertas
- Segura a cabeça, quando puxado para a posição sentada
- Elevação da cabeça em posição ventral com facilidade (45-90º)
- Agitação global: movimentação dos braços e pernas, como expressão emotiva (alegria ou desespero)
4 meses
- Interesse na preparação do biberão
- Início do riso
- Palra (utiliza o U + vogal/consoante)
- Fase mão-boca (Utiliza as mãos, tenta agarrar os objectos e levá-lòs à boca (mãos na linha média e preensão voluntária)
- Segura bem a cabeça na posição sentada
- Elevação da cabeça em posição ventral, apoiado nos cotovelos, tentando elevar o tronco
- Movimentos de extensão e flexão de todos os segmentos do corpo
4 meses e meio a 5 meses e meio
- Primeiros monossílabos (ga, ga)
- Agarra os objectos à sua frente ( Preensão palmar) e Tansfere
- Levanta a cabeça e uma parte do tronco em simultâneo, com apoio dos cotovelos e antebraços
- Roda sobre si próprio
- Movimentos de pedalagem
6 - 7 meses
- Atenção crescente à voz humana (dos outros e própria) e diferentes entoações
- Vira a cabeça na direcção de estímulos sonoros, produzidos abaixo do pavilhão auricular
- Diversificação dos sons: bá,dá,cá
- Senta-se com apoio minímo
- Apoio sobre as mãos (em vez dos cotovelos)
- Agarra os objectos com a palma da mão (preensão palmar)
- Passa os objectos de uma mão para a outra
- Descoberta do corpo: agarra os pés, leva-os à boca
- Movimentação dos braços e pernas (conjugados com vocalizações)
8 meses
- Percepção da auto-imagem - Jogo do espelho
- Procura o objecto escondido
- Descoberta do ruído da queda dos objectos
- Vira a cabeça na direcção de estímulos sonoros, produzidos acima do pavilhão auricular
- Imitação de sons
- 1ºs sinais de ansiedade, angústia de separação, reacção ao estranho (ausência da mãe = choro)
- Senta-se sozinho
- Começa a gatinhar
- Gira sobre si próprio, nos 2 sentidos
- Começa a fazer pinça (imatura)
10 meses
- Contorna um obstáculo para ver o objecto
- Gatinha
- Acena e compreende o significado
- Aponta
- Pinça fina na preensão do objecto
- Encaixa e desencaixa objectos
12 meses
- Diz mamã e papá
- Atenção às cantigas e imagens de livros
- Compreende as frases
- Primeiras tentativas de marcha
- Desenvolvimento dos movimentos finos
- Lança objectos para o chão
- Encaixa e empilha objectos
15 meses
- Pronuncia 3 ou 4 palavras
- Marcha autónoma (limites 9-18 meses)
- Sobe escadas, gatinhando
- Pontapeia 1 bola
- Desenvolvimento dos movimentos finos
- Segura 1 colher
- Folheia mal 1 livro
- Aponta com o dedo
- Desinteresse / saturação em jogos simples (dar e receber objecto)
- Constrói torres de 2 ou 3 cubos
24 meses
- Diz frases de 2 -3 palavras
- Repete
- Desce e sobe escadas sozinho, com 2 pés num degrau
- Corre depressa
- Pontapeia bem 1 bola
- Salta a pés juntos
- Constrói torres de 6 cubos
- Coloca 3 ou 4 peças de um puzzle
- Desenha traços verticais
- Controlo do esfíncteres anal e vesical durante o dia
- Iniciativa na ida ao WC (baixa a roupa, senta-se no bacio sozinho)
3 anos
- Fala e compreende tudo o que lhe dizem
- Utilização da 1ª pessoa do singular “EU…”
- Idade dos Porquês?
- Compreensão dos conceitos Permitido e Proíbido
- Reconhece cantigas que lhe cantam
- Reconhece as várias partes do corpo humano
- Desenvolvimento da imaginação (fantasias, conversas com o objecto preferido ou amigo imaginário, imitação da vida dos adultos… )
- Sobe escadas com alternância dos pés
- Anda de triciclo
- Constrói torres de 8 ou 9 cubos
- Conhece 3 a 4 cores
- Conta até 6 ou 10
- Desenha círculos
- Autónomo na alimentação e a vestir / despir-se
- Ajuda nas tarefas domésticas
- Controlo dos esfíncteres anal e vesical durante o dia
4 anos
- Sabe a idade
- Compreensão de alguns conceitos (alto / baixo, pesado / leve)
- Identifica e nomeia 6 cores
- Desce escadas com alternância dos pés
- Desenha grosseiramente a figura humana
5 anos
- Conhece algumas moedas
- Conta até 15
- Desenvolvimento da agilidade e equilíbrio
- Corre e chuta a bola
- Sobe escadas a correr
- Utilização da faca e garfo
- Copia figuras geométricas simples
6 anos
- Aperfeiçoamento da agilidade, flexibilidade e motricidade fina e global
- Bate a bola no chão e apanha-a
- Desenha a figura humana
- Escreve o nome
- Entra na ESCOLA PRIMÁRIA
- Desenvolvimento de inteligência conceptual
- Aprendizagem da Leitura, Escrita e Cálculo
(in Apontamentos de Saúde Infantil)